terça-feira, 20 de abril de 2010

SÉRIE TRIBOS URBANAS - EMOS

OS EMOS

Emo (abreviação do inglês emotional) é um gênero de música derivado do Hardcore. O termo foi originalmente dado às bandas do cenário punk de Washington, DC que compunham num lirismo mais emotivo que o habitual. Existem várias versões que tentam explicar a origem do termo “emo”, como a que um fã teria gritado “You´re emo!” (Você é emo!) para uma banda (os mitos variam bastante quanto a banda em questão, sendo provavelmente o Rites of Spring).No entanto, a versão mais aceita como real é a de que o nome foi criado por publicações alternativas como o fanzine Maximum RocknRoll e a revista de skate Thrasher para descrever a nova geração de bandas de “hardcore emocional” que aparecia no meio dos anos 80, encabeçada por bandas da gravadora Dischord de Washington DC, como as já citadas Embrace e Rites of Spring, além de Gray Matter, Dag Nasty e Fire Party. Nesta época, outras bandas já estabelecidas de hardcore, como 7 Seconds, Government Issue e Scream também aderiram à esta onda inicial do chamado “emocore“, diminuindo o andamento, escrevendo letras mais introspectivas e acrescentando influências do rock alternativo de então. É importante lembrar que nenhuma destas bandas jamais aceitou ou se auto-definiu através deste rótulo. A palavra “Emo” era vista como uma piada ou algo pejorativo e artificial. O gênero (ou pelo menos o clássico estilo de Washington) primeiramente explorado por bandas como Faith, Rites of Spring e Embrace tem suas raízes no punk rock. O próximo passo na evolução do gênero veio em 1982 e durou até 1993 com as bandas Indian Summer, Moss Icon, Policy of Three, Still Life e Navio Forge. A dinâmica calmo/gritado (“quiet/loud”) freqüentemente ouvida em bandas recentes tais como Seatia e Thur
sday tiveram suas raízes nestas bandas. No que diz
respeito a voz, essas bandas intensificaram o estilo emocore. Muitas delas sempre fizeram uso de berros e gritos durante a apresentação, e motivo para muitos fãs de hardcore depreciarem os fãs de emo como “molengas”(“wimps”, “weaklings”).Assim como foi infundida uma nova intensidade para o emocore, o emotional hardcore levou essa intensidade a um nível extremo. A cena teve início entre 1991 e 1992 com as bandas Heroin, Portraits of Past e Antioch Arrow que tocavam um estilo caótico, com vocais abrasivos e passionais. Após a supervalorização inicial da intensidade e da sonoridade caótica, o emotional hardcore sofreu um processo de “desacelaração”. As bandas Sunny Day Real Estate e Mineral basearam seu estilo no Rites of Spring, outra banda do gênero emo.Nota-se uma nova tendência emo em abandonar o punk distorcido em favor de calmos violões. Na cultura alternativa diz-se que alguém é ou está emo quando demonstra muita sensibilidade. No Brasil, o gênero se estabeleceu sob forte influência norte-americana em meados de 2003, na cidade de São Paulo, espalhando-se para outras capitais do Sul e do Sudeste, e influenciou também uma moda de adolescentes caracterizada não somente pela música, mas também pelo comportamento geralmente emotivo e tolerante, e também pelo visual, que consiste em geral em trajes pretos,Trajes Listrados, Mad Rats, Cabelos Coloridos e franjas caídas sobre os olhos.

Para ser emo, tem que ter maquiagem.
Cada vez mais a onda emo ganha mais força e aparece em lugares antes nunca

imaginados. A moda da franja no rosto, andar sempre olhando para baixo com as mãos no bolso e usar frases meigas e exagerar nos diminutivos (brega).

Para ser emo, tem que ter maquiagem.
Cada vez mais a onda emo ganha mais força e aparece em lugares antes nunca
imaginados. A moda da franja no rosto, andar sempre olhando para baixo com as mãos no bolso e usar frases meigas e exagerar nos diminutivos (brega).

Quem não tiver mochila com algum bichinho, fofinho ou bonitinho, não é emo, está totalmente por fora... Tem tirar foto de tudo e de todos. E tem que ficar em frente de lojas, botecos e shows para ver como está o movimento emo.

O emo dá preferência a roupas pretas, podendo utilizar peças de tom claro,
porém em sua maioria são tons escuros. Maquiam os olhos com lápis pre
to, usam
franjas caídas no rosto. Curtem um estilo musical que engloba o som pesado do
punk rock com letras que falam do sentimento, emoções, etc., um bom exemplo
são as bandas NXZero, Simple Plan, Blink 182, entre outras.

Confira algumas das características da tribo:

1. Gostar de música emocore. O estilo mescla a batida hardcore com letras românticas e poesias adolescentes

2. Viver na internet e no Orkut. Todas as bandas emo brasileiras colocam suas composições em sites

3. Ser emotivo. Os emos choram ouvindo músicas que falam de amores
perdidos e rejeição dos pais

4. Dar demonstrações explícitas de carinho. Meninos e meninas se beijam, se abraçam em público, seja com pessoas do sexo oposto, seja com as do mesmo sexo
Aceitar a opção sexual do outro sem preconceitos

5. Criticar pessoas violentas. Bater é altamente reprovável entre os emos

6. Escrever diários, poesias e músicas. Isso vale para meninas e meninos

7. Usar roupas que mesclam a rebeldia punk com os ícones infantis. Meninas e meninos usam rosa

8. Usar cabelos lisos com enormes franjas no rosto. Usadas somente de um lado, denotam certa ambigüidade sexual

9. Não curtir drogas

10. Lutar por um mundo sem violência, em que um dia todos se abracem sem parar.

Jovens eu vos escolhi porque sois fortes e já vencestes o maligno. (1 João 2:14)


Vemos que este tipo de comportamento não procede do evangelho, e jovens que professam o amor de Cristo, que são lavados e remidos no sangue do Cordeiro não devem nem mesmo se sentir simpatizados com aquilo que permeia o mundo dos jovens que estão vivendo este “novo conceito”.

Quem sabe você que está lendo estas palavras e ama a Jesus, neste exato momento está concordando com este “novo conceito ao ouvir as músicas das bandas, copia o estilo de vestir, ou concorda com os pensamentos de seus amigos emos”.

Meu amado Jesus morreu e ressuscitou para que você tivesse vida em abundância, e viver nestes moldes que esta nova moda prega e vive não o deixará livre para viver a vida que Jesus comprou pra você.

Somos nova criatura e não precisamos mais desses devaneios e modismos para preencher nossos corações, Cristo vive em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário